.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Eu aprendi a aprender e você?










Por Claudia Cotic


Aprendi que, por mais que se ame alguém muitas vezes a convivência é difícil e a vontade de estar sozinha é imensa, mas mesmo assim continuamos em frente, pois o mundo é uma sociedade e devemos aprender a conviver com todos. Porém isso não quer dizer que deixarei minha posição de lado, pois meu espaço vital é vital para mim e este não deve ser ultrapassado por quem quer que seja. Sei que a conquista da assertividade é uma luta intensa e constante, porém muito importante para ser deixada de lado, por quem quer seja, muito menos por mim mesmo.

Aprendi que ter pena de quem quer que seja por seja qual seja o motivo pode ser algo muito perigoso. Pois ao nos deixarmos de lado para, por pena, ajudar alguém, esta pessoa mais cedo ou mais tarde vai se voltar contra mim quando eu disser o primeiro “não”. A vida é luta para todos, a assertividade e a maturidade emocional não foram um presente de Deus, mas sim conquistadas com muito esforço. E assim será para todos.

Aprendi que não posso agradar a todos sempre, aliás, nem por um instante consegui agradar a todos, nem a mim mesma consigo agradar sempre. Aprender a dizer “não” é imperativo se não quiser uma vida de dores.

Aprendi que a vida, apesar de difícil é muitas vezes bela, cabe apenas a eu mesmo apreciar o seu lado belo. Se eu não estiver aberto à felicidade, ela nunca chegará e eu me esgotarei. Esta felicidade pode vir através de coisas simples, como um banho morno, um pássaro, um pôr do sol.

Aprendi que as coisas boas e a motivação vêm de dentro para fora e não de fora para dentro. Se o Natal é belo é porque eu decidi que seria, porque se eu decidisse que o Natal é apenas uma data comercial, assim ele seria. Eu transformo os momentos em momentos belos, porque eu quero que sejam belos, não espero que a situação perfeita aconteça para transformar um momento em belo.

Aprendi que na imensa maioria das vezes os relacionamentos terrestres são cármicos e as pessoas com quem você já não tem mais nada pendente (que são aquelas que você ama e é amado verdadeiramente) estão em outra parte do universo também em uma vida de luta. Então não existem “almas gêmeas” e amores perfeitos neste planeta. E as pessoas que estão do seu lado agora são aquelas com quem você tem que resolver pendências, ou, se você for mais evoluído, ajudar estas pessoas a evoluírem.

Aprendi que a vida é luta para todos, e achar que será fácil para quem quer que seja é a melhor maneira de iludir-se.

Nenhum comentário:

Se desejas aprender mais sobre o amor, visite meu arquivo :

Related Posts with Thumbnails