Em Ame e dê vexame, Roberto Freire, médico, psicanalista, jornalista, escritor e terapeuta, procura ensinar-nos a não ter medo do ridículo, quando o assunto é amor e amar e ser amado. Neste ensaio, o autor procurou mostrar as dificuldades enfrentadas por todos aqueles que amam, em uma sociedade totalmente preocupada com posição social, consumo, dinheiro, etc. A partir de suas experiências e reflexões, Roberto Freire nos leva por um roteiro tranqüilo e muitas vezes bem humorado, para que sejamos gratificados constantemente pelo amor, apesar de vivermos em uma sociedade consumista, egoísta e exploradora. Na coletânea de textos sobre o maior dos sentimentos, o escritor explica-nos, de forma clara e objetiva, quais são as vantagens de se mergulhar de cabeça naquilo que poderá nos causar escândalo, em algum momento, ou seja, o amor. Porém, com o passar do tempo, entenderemos que esta é a única e grande conquista do ser humano. Roberto Freire defende um amor livre, que não cobre fidelidade ou exclusividade. O negócio é amar, entregar-se de corpo e alma, aproveitar tudo o que outro pode nos dar e ofertarmos tudo o que temos de melhor. Se acabar, acabou, fazer o quê! Nada de ficar com ciúmes, cobrando atenção total, lealdade, segurança. Devemos expor-nos, pagar micos por amar, mas nunca devemos sentir vergonha dessa exposição ou de nossos sentimentos.
Para o autor, “brincar e jogar” no amor é viver de verdade, por esta razão, na segunda parte de seu livro, nos presenteia com uma seleção de seus vexames mais interessantes acontecidos por amor e nos ensina a desfrutar o prazer de estarmos vivos e amar. Também acredita que o ideal é a pessoa ficar totalmente apaixonada pela outra que está, no momento, ao seu lado, enquanto este amor puder durar. O amor, segundo ele, deve ser sentido na pele e não no coração. Para Roberto Freire, nunca existiu e nunca existirá uma fórmula que seja mais revolucionária que o amor e somente, por este sentimento, devemos lutar e correr todos os riscos possíveis e impossíveis. O “Tesão,” segundo o autor, é um estado de espírito que ultrapassa puramente o sentido sexual, passando a significar qualquer acontecimento, situação, evento, que nos traga beleza, alegria ou nos cause prazer, satisfação. A posição do autor com relação ao amor lembra-nos muito uma frase de Vinícius de Moraes: “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”.
Comentário copiado do : http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1931961-ame-d%C3%AA-vexame/
Por :Roberto Freire
Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco, você levou para conhecer a sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam.
Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.
Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele escuta Sivuca. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha.
Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Por que você ama este cara ?
Não pergunte pra mim. Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes de Woody Allen, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem um amor ?
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.
Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão.
O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estrelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do cupido que por uma ficha limpa.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.
Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é.
Um comentário:
O que posso desejar para você?
Que as verdadeiras amizades continuem eternas
e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
Que as alegrias estejam sempre presentes
e sejam festejadas por todos.
Que o carinho esteja presente em um simples olá,
ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores, novas conquistas.
Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
apontando o caminho correto.
Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
sejam retiradas de nossa vida.
Que aquele que necessite ajuda encontre
sempre em nós uma animadora palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.
Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.
Feliz Páscoa
Um abraço do amigo Eduardo Poisl
Postar um comentário